Descrição

Hospital do Terço

Ex-libris e parte da história da Cidade do Porto, o Hospital do Terço desde cedo caraterizou-se pelo seu carater inovador e pioneiro no campo da prestação de cuidados de saúde e apoio social.Saiba o que podem fazer por si ou pelo seu familiar.

O Hospital da Irmandade do Terço teve a sua origem a 21 de novembro de 1754, quando o Padre Geraldo Pereira comprou umas casas e quintais junto à Porta de Cimo de Vila como produto das esmolas que caíam no oratório de Nossa Senhora do Terço, junto do qual os devotos rezavam todas as noites o Terço do Rosário.

O referido Padre Geraldo Pereira construiu ainda, com a ajuda de Manuel da Silva Galvão, uma igreja sob a invocação daquela padroeira. Nela foi celebrada a primeira missa em 1759. Porém, somente em 16 de maio de 1766 foi legalizada a Irmandade, com a mesma invocação de Nossa Senhora do Terço, acrescida do designativo «Caridade». Dos seus estatutos ressalta, desde logo, a vocação para a ação beneficente que não se limitava apenas aos Irmãos, mas se estendia aos doentes e encarcerados, aos quais se socorria com visitas e óbolos. Daí ter ocorrido ao Irmão Manuel Joaquim Ramos a lembrança de mandar construir um hospital no espaço adjacente à igreja.

Graças ao empenho e contribuição de muitos, a obra foi inaugurada em dezembro de 1781. Como, a breve trecho, o espaço existente se revelou insuficiente para as solicitações, coube a honra aos Cónegos José Maria e Francisco Viterbo de Sousa, irmãos de sangue, mandarem proceder à grande ampliação das instalações hospitalares, o que se verificou em 1816.

Localização

Street View

 

Locais similares

Serviços

Natixis

Natixis em Portugal A Natixis é a divisão internacional de banca empresarial de investimento e serviços financeiros do Groupe BPCE-Banque Populaire & Caisse d’Epargne, o

Novidades do blog

Obrigado pelo contacto

Em breve entraremos em contacto.

Contacte-nos

Erro ao gravar, tente de novo!
Cancelou a sua subscrição.

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba actualizações. 

We use Sendinblue as our marketing platform. By Clicking below to submit this form, you acknowledge that the information you provided will be transferred to Sendinblue for processing in accordance with their terms of use

Pedido de Informação

Preencha o formulário em baixo com as suas questões que responderemos brevemente.