Hospital do Terço
Ex-libris e parte da história da Cidade do Porto, o Hospital do Terço desde cedo caraterizou-se pelo seu carater inovador e pioneiro no campo da prestação de cuidados de saúde e apoio social.Saiba o que podem fazer por si ou pelo seu familiar.
O Hospital da Irmandade do Terço teve a sua origem a 21 de novembro de 1754, quando o Padre Geraldo Pereira comprou umas casas e quintais junto à Porta de Cimo de Vila como produto das esmolas que caíam no oratório de Nossa Senhora do Terço, junto do qual os devotos rezavam todas as noites o Terço do Rosário.
O referido Padre Geraldo Pereira construiu ainda, com a ajuda de Manuel da Silva Galvão, uma igreja sob a invocação daquela padroeira. Nela foi celebrada a primeira missa em 1759. Porém, somente em 16 de maio de 1766 foi legalizada a Irmandade, com a mesma invocação de Nossa Senhora do Terço, acrescida do designativo «Caridade». Dos seus estatutos ressalta, desde logo, a vocação para a ação beneficente que não se limitava apenas aos Irmãos, mas se estendia aos doentes e encarcerados, aos quais se socorria com visitas e óbolos. Daí ter ocorrido ao Irmão Manuel Joaquim Ramos a lembrança de mandar construir um hospital no espaço adjacente à igreja.
Graças ao empenho e contribuição de muitos, a obra foi inaugurada em dezembro de 1781. Como, a breve trecho, o espaço existente se revelou insuficiente para as solicitações, coube a honra aos Cónegos José Maria e Francisco Viterbo de Sousa, irmãos de sangue, mandarem proceder à grande ampliação das instalações hospitalares, o que se verificou em 1816.